terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA EM MONTEPUEZ

UP em Montepuez: Aulas iniciam a 16 de Fevereiro

Maputo, Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2009:: Notícias
Está tudo a correr conforme o previsto, de modo que a 16 de Fevereiro deste ano inicie o ano lectivo na delegação da Universidade Pedagógica na cidade de Montepuez, 200 quilómetros a sul da capital provincial de Cabo Delgado, que vai abrir com três cursos, designadamente o bacharelato e licenciatura em Ensino de Português, Biologia e Química, segundo confirmou ao nosso jornal o respectivo director, Lourenço Lindonde.

Segundo a fonte, já foram realizadas as inscrições de candidatos a exames de admissão que terão lugar a partir de amanhã até ao dia 17 do mês corrente, depois do adiamento das datas inicialmente previstas, imposto pela necessidade de acomodar os interesses dos alunos que tiveram que prestar a segunda época de avaliações finais no ensino secundário geral. Estão inscritos 400 candidatos, mas o primeiro ano da delegação da UP em Montepuez contará com apenas 120 estudantes, à razão de 40 alunos por curso.

Lourenço Lindonde diz que a abertura dos três cursos teve em conta as necessidades apresentadas pelas autoridades da Educação e o Governo, em Cabo Delgado, cujo papel considera notório desde os tempos da Comissão Instaladora da Delegação, no acompanhamento das actividades, através dos seus quadros, incluindo do distrito de Montepuez. Sobre as condições já criadas em Montepuez para o acolhimento da delegação da UP, Lourenço Lindonde disse existirem salas de aulas em duas instalações cedidas pelo Governo distrital, onde vai funcionar a delegação, bem como um terreno de 12 hectares para a construção do Campus Universitário e outro para a residencial da universidade e para a residência do director.

“Já realizamos um concurso público para a admissão do corpo docente e pessoal técnico-administrativo. Temos algum material informático, embora insuficiente para o funcionamento da delegação, mas temos desafios por vencer, nomeadamente reabilitar os dois edifícios que funcionam como escritórios, equipá-los com material informático e de escritório, bem como mobiliário básico para funcionamento da instituição. Precisamos de formar uma equipa de trabalho que corresponda às nossas necessidades e da sociedade em geral, para o que necessitamos de apoio de todos para a nossa implantação. Por isso, quem tiver uma cadeira, uma máquina de escrever, pode estender a sua mão à universidade que está a nascer”.

A UP-Delegação de Montepuez foi criada como medida para responder ao rápido crescimento da instituição e à grande demanda dos graduados de nível médio do Sistema Nacional de Educação.

Lourenço Lindonde, o seu primeiro director, é mestrado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, docente da UP, desde 1995, sendo um dos fundadores da Delegação de Nampula.

Nenhum comentário: